Você já viu alguém puxar a perna antes de correr? Por algum motivo (revistas, tvs, etc.) esse tipo de atividade ainda é muito comum em praticantes de atividade física. Infelizmente isso pode aumentar o risco de você ter uma lesão! Pare de alongar, principalmente antes do exercício (depois também, mas vamos falar disso em outro momento).
O aquecimento e alongamento são duas práticas necessárias para a atividade física, no entanto não são sinônimos. Durante a realização de uma atividade física existem três etapas: o aquecimento, o exercício físico propriamente dito e o alongamento. Infelizmente muitas pessoas ainda usam o alongamento como uma forma de “aquecimento”. Vamos deixar claro de uma vez por todas.
O aquecimento visa aumentar o fluxo sanguíneo e a temperatura muscular global e isto serve como preparo para a atividade física porque:
- A contração e relaxamento muscular fica mais rápido
- Há uma economia de movimentos devido à menor resistência viscosa
- Melhor fornecimento e utilização de O2 (Hemoglobina libera O2 mais facilmente em temperaturas mais altas)
- Transmissão neural e metabolismo muscular ficam facilitados pelo aumento da temperatura
Já o alongamento está relacionado ao afastamento da origem e inserção muscular. Existem diferentes técnicas de se realizar o alongamento (estático ativo e passivo; dinâmico ativo e balístico; pré-contração muscular) e também diferentes teorias que explicam os ganhos obtidos do alongamento (Teorias mecânicas e sensoriais).
No entanto é importante ressaltar que o alongamento não melhora a performance e não previne lesões. Aliás, se feito antes do exercício pode favorecer a lesão porque há uma redução de força temporária devido à desensibilização do fuso muscular. Mesmo o ganho de flexibilidade a partir do alongamento é questionável na literatura, assim como a redução do inchaço pós exercício.
Aplicações práticas:
- Aqueça sempre! Aquecimento é tudo de bom.
- Nunca alongue nada antes de fazer um exercício. Sempre depois.
- Se for alongar opte por alongamento passivo, por no mínimo 30 segundos à 1 minuto.
- Respire durante o alongamento, quando sentir que a musculatura “soltou” um pouco, tente alongar mais.
- Se você ficou com dor depois de alongar, você exagerou e fez lesão. Diminua a intensidade.
Para saber mais: