• LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

Eutonia

Iremos apresentar a Eutonia, uma das abordagens de educação somática que mais influenciou nosso trabalho (especialmente da Tatiana que se formou Eutonista).

A Eutonia foi criada pela alemã Gerda Alexander a partir da metade do século XX. O nome propõe a regulação do tônus como um caminho a ser seguido (eu=harmonização, tonia = tônus). Pense sobre o seu dia e você encontrará momentos que se encontrava mais relaxado (dormindo, assistindo televisão ou comendo) e momentos que você precisou de mais contração muscular para executar uma atividade (correr para pegar um ônibus, por exemplo). O tônus varia com a tarefa que iremos executar e a Eutonia é um caminho para adequar o tônus à ação proposta. Imagine ir dormir com um tônus alto? A qualidade do sono será ruim. Infelizmente não percebemos que muitas vezes há fixação de padrões que não são mais necessários e a Eutonia nos empodera do nosso próprio corpo, para que possamos utilizá-lo da melhor forma possível.

“Um dos aspectos essenciais da Eutonia, para mim, é a denominação do praticante de Eutonia como aluno. Esse detalhe pedagógico coloca-o como protagonista do seu processo. “ Tatiana

Na fisioterapia é comum a falsa sensação da técnica “milagrosa”. Tal técnica irá tirar a sua dor. Tal movimento vai curar você. Essa é uma grande falácia. Você não tira ou dá nada à ninguém, especialmente quando se trata de saúde. O profissional apenas orienta e guia o paciente pelo processo. Mas quem de fato trabalha é o “corpo” do paciente. Quando um paciente não está engajado no seu processo, dificilmente ele irá melhorar.

Identificar o praticante como aluno devolve a autonomia sobre sua saúde. Respeita a sua individualidade. O direcionamento da atenção para o corpo transmite uma sabedoria própria de cada indivíduo que vai desenvolvendo a capacidade de escuta do seu próprio eu. Esse respeito à individualidade permite que em um mesmo trabalho em grupo, os participantes possam ter experiências opostas e isso é muito enriquecedor. Há diferentes corpos e histórias que o trouxeram até o dia de hoje.

Você pode se tornar um aluno de Eutonia em sessões individuais ou em grupo.

Para conhecer mais sobre a Eutonia e os profissionais clique aqui.

E para conhecer mais sobre o processo de formação para você se tornar uma eutonista, clique aqui.

 

Quer fazer uma aula experimental de Eutonia? Entre em contato:

Sobre Nós

Somos uma escola de movimento.

Rua Capital Federal, 102 São Paulo
(11) 2368-1037
contato@moveabilities.com.br
©Move Abilities Todos os direitos reservados.
X