• LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

Exercício físico aumenta o volume da substância cinzenta em crianças

O exercício físico possui inúmeros benefícios para o corpo, mas sabia que ele pode ajudar na saúde do seu cérebro? A associação entre atividade física e a capacidade cognitiva já vem sendo mostrada na literatura a novidade foi pesquisar em crianças o efeito do exercício. O objetivo do estudo foi pesquisar se o cérebro de crianças com mais atividade física é diferente de crianças com menor atividade física e se isso afeta a performance acadêmica dessas crianças.

Os pesquisadores conseguiram mostrar uma associação entre o volume de matéria cinzenta* em algumas áreas do cérebro (regiões corticais e subcoritcais) com o exercício físico, especialmente o exercício aeróbico e exercícios de agilidade.

A capacidade aeróbica foi associada à maior volume da substância cinzenta em regiões frontais, córtex pré-motor e córtex motor suplementar, áreas subcorticais, hipocampo e núcleo caudado, regiões temporais, temporal inferior e giro parahipocampal, e córtex calcarino. Todas essas regiões são importantes para o desempenho de funções executivas, aprendizado, processamento visual e motor.

Para realizar a pesquisa eles analisaram 101 crianças com sobrepeso ou obesas entre 8-11 anos. A atividade física foi avaliada por meio de uma bateria de testes para identificar a capacidade cardiorrespiratória, agilidade, coordenação e força muscular das crianças. As crianças também realizaram um teste para avaliar a performance acadêmica onde responderam questões de matemática, interpretação de texto, ciência, ciência social e humanidades de forma oral e escrita. Depois as crianças realizaram o exame de ressonância magnética funcional para avaliar o volume cerebral (qual o tamanho de algumas áreas).

A imagem representa de um cérebro onde as partes verdes mais claras indicam os locais de associação positiva com o exercício cardiovascular e de agilidade

 

Os resultados indicaram que há uma associação positiva entre a atividade física, o volume cerebral e a performance academia. O exercício cardiorrespiratório atual nas regiões corticais e subcorticias relacionadas as funções executivas, de aprendizado e processamento motor e visual. Os exercícios de agilidade estão relacionados às estruturas de leitura e processamento da linguagem.

*A matéria cinzenta ou substância cinzenta correspondem às regiões no cérebro em que se localizam os corpos celulares dos neurônios.

 

Dica

Incentive que as crianças brinquem como “antigamente”. Jogar bola, pular corda, esconde-esconde, pique-bandeira, pula saco, são atividades que trabalham a capacidade cardiorrespiratória e agilidade de quem brinca. Aproveite para brincar com seus filhos, sobrinhos, netos para se beneficiar dos exercícios.

Referência

 

08/02/2018

0 responses on "Exercício físico aumenta o volume da substância cinzenta em crianças"

    Deixe uma resposta

    Sobre Nós

    Somos uma escola de movimento.

    Rua Capital Federal, 102 São Paulo
    (11) 2368-1037
    contato@moveabilities.com.br
    ©Move Abilities Todos os direitos reservados.
    X