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Qual a diferença entre Flexibilidade e Mobilidade?

Existe uma diferença...?

 

Infelizmente esses termos são usados como sinônimos e acabam causando confusão. Flexibilidade pode ser definido como a capacidade dos tecidos serem esticados sem causar lesões. Existe, claro, diferentes definições que você pode encontrar na literatura. Encontramos também definições como flexibilidade passiva e flexibilidade ativa. Flexibilidade passiva refere-se a maior amplitude de movimento que se pode assumir em uma articulação através de forças externas como o peso do corpo, um parceiro ou uso de aparelhos. Flexibilidade ativa é a maior amplitude de movimento alcançada usando apenas a contração muscular.

A flexibilidade pode ser influenciada por fatores externos como temperatura e por fatores internos como como elasticidade dos tecidos moles, sexo, idade, tipo de articulação. A flexibilidade pode ser limitada por encurtamento de tecidos como o músculo, fáscia, cápsula articular ou ligamentos e também por degeneração dos tecidos conjuntivos como cartilagem e menisco ou até mesmo adaptações que bloqueiam o movimento na articulação.

Um exemplo de atividade para ampliar a flexibilidade

E mobilidade? Mobilidade está mais próximo da flexibilidade ativa, através da contração muscular eu movo minha perna, por exemplo por uma determinada amplitude de movimento e posso permanecer com a perna em uma determinada posição. Para isso eu preciso de uma boa qualidade dos tecidos moles, mas também estabilização, coordenação neuromuscular e propriopceção para poder manter o movimento.

Uma bailarina, por exemplo, usa a sua flexibilidade com graça na execução de movimentos.

 

Flexibilidade: o quanto sua perna move

Mobilidade: o quanto você consegue mover sua perna

 

A flexibilidade pode ser melhorada através de alongamento (clique aqui para ler mais) e outras atividades. E a flexibilidade é um dos componentes da mobilidade que também pode ser melhorada. Pode ser que você seja bem flexível, mas não consiga realizar um determinado movimento, simplesmente porque falta força ou coordenação para executar o movimento.  Existe uma lacuna entre a flexibilidade e a mobilidade, quanto menor for essa lacuna, menor será seu risco de lesão. Isso acontece porque você terá maior controle do movimento em diferentes amplitudes.

 

Outro aspecto importante de se considerar é para que você precisa ser flexível? Que atividade você faz no seu dia à dia que exige flexibilidade? Um músculo curto/encurtado pode aumentar o risco do desenvolvimento de lesões, mas se você não é atleta, que tipo de atividades realiza que precisa de flexibilidade? E agora pense um pouco nos tipos de atividades que você faz para ampliar sua flexibilidade (normalmente alongamento). Será que o alongamento que você faz é adequado ao seu objetivo?

No vídeo abaixo vemos um exemplo prático da aplicação da mobilidade :

06/10/2017

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