• LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

A sua respiração afeta o processamento de emoções e memória

A forma como você respira parece ativar de diferentes regiões do cérebro relacionadas ao processamento emocional e memória. E esses efeitos dependem do momento do ciclo da respiração, ou seja, se está na inspiração ou na expiração.

A anatomia do sistema respiratório- o ar pode entrar pelas narinas ou pela boca em direção aos pulmões.

A descoberta foi feita por acaso. Pacientes que seriam submetidos à cirurgia para correção da epilepsia tiveram um eletrodo implantado no cérebro para identificar o padrão de disparo das crises epiléticas. Os pesquisadores começaram a observar uma oscilação rítmica e foram investigar. Essa oscilação acontecia durante o ciclo da respiração, ou seja, durante a inspiração e expiração.

Para investigar mais os pesquisadores colocaram os pacientes de frente a uma tela de computador e apresentavam diferentes faces com expressão de medo e surpresa enquanto as pessoas respiravam. Eles observaram que as pessoas conseguiam identificar mais rapidamente as faces de medo quando inspiravam pelo nariz. Para se testar a memória, era apresentado fotos de objetos que as pessoas deviam se lembrar posteriormente. Os pesquisadores observaram que as pessoas conseguiam lembrar de objetos mais facilmente quando inspiravam. Quando a inspiração acontecia pela boca, este efeito desaparecia.

 

Eles observaram também que havia uma maior ativação cerebral na amígdala e hipocampo, além do córtex olfativo, quando a pessoa inspirava do que quando a pessoa expirava.

A amígdala é uma região que está relacionada ao processamento de emoções, em especial emoções relacionadas ao medo.  E o hipocampo está relacionado à memória. Ambas regiões eram mais ativadas durante a inspiração pelo nariz. Os pesquisadores observaram também que a respiração natural sincroniza a atividade elétrica no córtex olfativo assim como áreas límbicas como o hipocampo e amígdala.

Em uma entrevista os pesquisadores relataram que durante um estado de pânico a respiração torna-se mais rápida e, como resultado, você passa mais tempo inspirando do que quando se está calmo. Essa resposta natural ao medo pode ter um impacto positivo nas funções cerebrais e resultar em uma resposta mais rápida a um ambiente perigoso.

Você pode conferir abaixo o vídeo sobre as descobertas

E ai, gostou? Deixe seu comentário

Referência

ZELANO, C. et al. Nasal Respiration Entrains Human Limbic Oscillations and Modulates Cognitive Function. Journal of Neuroscience, v. 36, n. 49, 2016.

0 responses on "A sua respiração afeta o processamento de emoções e memória"

    Deixe uma resposta

    Sobre Nós

    Somos uma escola de movimento.

    Rua Capital Federal, 102 São Paulo
    (11) 2368-1037
    contato@moveabilities.com.br
    ©Move Abilities Todos os direitos reservados.
    X