• LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

Lesão de cartilagem regenera?

Parece que não. Há muitos anos se discute quais tecidos do corpo estão em constante regeneração e quais ficam estáveis. Já sabemos que a pele, por exemplo, está em constante regeneração e que as células do sistema nervoso não são tão estável quanto se achava (a chamada neuroplasticidade). E a cartilagem?

Um estudo publicado em julho de 2016 procurou estudar justamente isso. Os pesquisadores de Copenhagem usaram datação por carbono 14 para calcular em qual período as células que compõe a cartilagem se desenvolvem e se elas se alteram ao longo da vida.

Com os testes nucleares nas décadas de 50 e 60, grandes quantidades do isótopo carbono 14 foram liberados na atmosfera. Ao contar a quantidade de carbono 14 presente em um determinado meio é possível determinar quando elas foram criadas.

 

 

Usando a cartilagem de 23 indivíduos com idades entre 18-76 anos foi possível determinar a idade das células da cartilagem. Os pesquisadores avaliaram 15 pessoas com osteoartrite de joelho e 8 com cartilagem saudável e analisando regiões de alto impacto e baixo impacto. A cartilagem foi obtida a partir de indivíduos que fizeram cirurgia para colocar uma prótese de joelho, os indivíduos que apresentavam cartilagem saudável e realizaram a cirurgia foi em decorrência de tumor ósseo. Foi possível determinar que não houve alteração da quantidade de carbono 14 na matrix de colágeno que compõe a cartilagem o que depois que a cart

joelho-protese
Uma das alternativas de tratamento é a colocação de próteses no lugar da cartilagem.

ilagem foi formada, ela não se altera. Os resultados também mostraram que a produção de cartilagem se inicia pelo centro da articulação e apenas depois de alguns anos se forma a cartilagem periférica.

A formação de colágeno nos indivíduos pesquisados se deu entre 8 e 13 anos, indicando que a partir dessa idade não houve nova formação de cartilagem. Ou seja, é importante cuidar da sua cartilagem enquanto jovem porque, depois de lesionada, parece haver poucas chances de recuperação.

*Caso você tenha uma lesão de cartilagem procure um fisioterapeuta e um médico para fazer o acompanhando e decidir a melhor forma de tratamento para você.

 

 

 

 

 

 

 

Referência

HEINEMEIER, K. M. et al. Radiocarbon dating reveals minimal collagen turnover in both healthy and osteoarthritic human cartilage. Science Translational Medicine, v. 8, n. 346, 2016.

0 responses on "Lesão de cartilagem regenera?"

    Deixe uma resposta

    Sobre Nós

    Somos uma escola de movimento.

    Rua Capital Federal, 102 São Paulo
    (11) 2368-1037
    contato@moveabilities.com.br
    ©Move Abilities Todos os direitos reservados.
    X